Suco verde: aproveite o sabor e os benefícios da bebida

suco verde

O sabor e os benefícios do suco verde já são velhos conhecidos dos adeptos da alimentação saudável. Há algum tempo, entretanto, a bebida tem caído no gosto popular e recebido a atenção que merece. Refrescantes, geralmente eles são considerados receitas de verão, mas podem (e devem!) ser consumidos sempre. Certamente, mesmo os que torcem o nariz para verduras e legumes vão apreciar algumas versões dos sucos.

São denominados sucos verdes aqueles preparados à base de folhas verdes escuras e, portanto, carregam em si quantidades maiores de clorofila. Eles possuem uma preparação específica e que envolve até conceitos da nutrigenômica (estudo dos nutrientes, que permite conhecer o mecanismo de ação das substâncias biologicamente ativas, contidas nos alimentos, e seus efeitos).

Confira a seguir os principais benefícios, curiosidades e receitas sobre o tão famoso suco verde!

Principais benefícios do suco verde

Além de delicioso, o suco verde é riquíssimo em propriedades nutricionais. A bebida é uma das melhores opções para uma dieta funcional, que limpa o organismo. Embora muita gente acredite que os sucos verdes levem ao emagrecimento, é importante deixar uma ressalva: o processo de emagrecimento é resultado de uma série de mudanças na alimentação e no estilo de vida. Os sucos verdes, certamente, ajudarão no processo; mas, sozinhos, não são suficientes para uma perda de peso considerável e a longo prazo. 

Assim, vale a pena unir alimentação saudável e atividades físicas ao consumo regular de suco verde. Dentre os principais benefícios dos sucos verdes estão:

  • Diminuição da retenção de líquidos e inchaço da região abdominal;
  • Melhor funcionamento do intestino;
  • Liberação de toxinas por meio da urina;
  • Ingestão de nutrientes importantes para a saúde, como magnésio, cálcio e fibras;
  • Alta concentração de antioxidantes, que colaboram para a melhora da aparência da pele e cabelos;
  • Aumento da vitalidade e a energia;
  • Melhora da circulação e fortalecimento do sistema imunológico.
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Delicioso e nutritivo, o suco verde veio para ficar. Aprenda mais sobre a bebida!

Como preparar o suco verde

A ação benéfica dos sucos está diretamente relacionada às propriedades nutricionais de seus ingredientes. Elementos como couve, água de coco, frutas e outros vegetais conferem ao suco poder desintoxicante, anti-inflamatório, nutritivo e emagrecedor. Nutrientes como o cálcio (importante para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia) também podem fazer parte do suco, dependendo da receita.  

Invista em frutas como a maçã, banana, limão; vegetais, como couve, espinafre ou brotos e grãos, como linhaça, aveia e semente de girassol. Acrescente chás, para deixar os sucos ainda mais poderosos! E, para aumentar a absorção do suco verde, vale muito a pena ingeri-lo pela manhã, para quebrar o jejum matinal.

Então, tendo essas informações em mente, que tal aprender 3 receitas incríveis para turbinar a saúde e substituir o café da manhã?

Receitas poderosas de suco verde

Variar os ingredientes é a principal dica para quem quer começar a consumir suco verde regularmente. Procure frequentar feiras semanalmente para selecionar as melhores frutas, legumes e verduras. Além disso, higienizar os alimentos antes de levar à geladeira ou armazená-los em potes fechados é outra ideia prática. Listamos 3 receitas poderosas para você experimentar! 

Dê adeus à retenção de líquido com esta receita de suco verde

Se o objetivo é melhorar retenção de líquidos, a receita abaixo pode ajudar bastante. Além dela, preparações contendo gengibre, salsão e abacaxi, que são ingredientes diuréticos poderosos, valem a pena. Confira a receita:

Bata  1 litro água de coco, 1 maçã Gala pequena, 1 colher de sopa de hortelã picada, 1 rodela de gengibre,  1 colher de sobremesa de espinafre e gelo a gosto no liquidificador. Consuma em seguida, de preferência, em jejum.

Combata a prisão de ventre com o suco verde

Se a melhora das funções intestinais é sua principal preocupação, vale a pena inserir laranja lima e maçã e linhaça nas preparações de seu suco verde. Experimente a receita a seguir!

Bata 1 kiwi maduro descascado e picado, 3 folhas de espinafre, suco de 2 laranjas e 50 ml de água no liquidificador. Se preferir, adicione um pouco mais de água para que não fique muito espesso. Consuma sem coar e em jejum.

Suco verde para pele e cabelos ou mais energia

A cenoura confere brilho, força e saúde para cabelos e unhas. A receita do suco a seguir é deliciosa e rica em nutrientes. Vem ver!

Bata no liquidificador 1 punhado de agrião, 1 cenoura pequena cortada em pedaços, 1 pedaço de gengibre (cerca de 2 cm), 1 colher (chá) de maca peruana, suco de 1 limão e 200 ml de suco de laranja. Consuma sem coar e em jejum.

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