Mesa posta simples para o dia a dia

mesa posta simples 1
Na correria do dia a dia, fazer uma refeição na mesa, com todos reunidos em família é momento raro. E é impossível discordar que refeições assim são muito especiais e melhoram diversos aspectos da vida,  pois fortalece os laços familiares e reforça os bons hábitos à mesa. Desta forma, investir em uma mesa posta simples mesmo no dia a dia é um truque para incentivar os membros da família a tirarem um tempo e realizarem suas refeições juntos sempre que possível. Confira truques infalíveis para uma mesa posta simples, mas muito atrativa e bem feita em todas as refeições do dia!

Mesa posta simples no café da manhã

Considerado por muitos a principal refeição do dia, o café da manhã pode ser negligenciado no dia a dia por diversos fatores, como sono, trânsito e correria. Assim, tirar um tempo para esta refeição, principalmente à mesa, pode trazer muitos benefícios à saúde, como mais disposição e melhor gerenciamento da fome ao longo do dia. E se a mesa estiver farta, com muitas frutas, pães, frios é necessário deixar tudo organizado. Apesar de não parecer, você vai conferir que esta é uma tarefa bem simples!

Mesa posta simples, mas que vai encantar seu dia a dia!

Pratos

A quantidade de pratos disponível para a mesa posta simples de café da manhã vai depender do que será servido. Um prato de sobremesa servirá como suporte para itens salgados (pães, croissants, etc) e outro para opções doces (bolos, waffles, etc) ou frutas. Esse último também pode ser substituído por um bowl, que além de ter várias funções, fica uma graça na mesa posta sendo colocado em cima do prato de sobremesa.

Talheres

Mais uma vez, os itens servidos ditarão quais talheres serão utilizados. Mas, os que sempre precisam estar à mesa são o garfo, faca e colher de sobremesa, colher de chá ou café, espátulas (para a manteiga e geleias sem esquecer da espátula de servir tortas e bolos) e a faca de pão. Para o caso de frutas picadas e frios, disponibilize pinças específicas.

Copos e taças

Para deixar a mesa ainda mais bonita, invista em copos e taças elegantes. O ideal no café da manhã é servir suco, chá e café. Separe o copo/taça para sucos e xícaras de chá e café com pires (o pires serve para apoiar a colher).

Mesa posta simples para o almoço e jantar

As refeições mais marcantes do dia merecem atenção especial. Para uma mesa posta simples, mas elegante no almoço e jantar, é fundamental  incrementar um pouco mais que no café da manhã e parte disso acontece por conta das opções quentes de guarnições. Continue lendo para não ter mais dúvidas na mesa posta simples do almoço e jantar!

Panelas e travessas

Você até pode levar panelas à mesa, de preferência sobre um descanso apropriado para elas. Mas atente-se ao fato de que elas precisam estar impecáveis. Panelas muito usadas ou manchadas nem pensar! Eu, particularmente, prefiro o uso de travessas e louças, a fim de que seja mais prático servir o alimento além de ficar muito mais bonito.

Acessórios à mesa

Lance mão dos suportes para estes itens, para evitar sujeira e derramamento de alimentos na toalha da mesa. Além destes, sousplats são lindos e ótimas opções para apoiar os pratos rasos. Mas lembrem-se, o sousplat serve de apoio somente para o prato raso. Quando esse prato for retirado da mesa para ser servida a sobremesa, o sousplat sai junto. A apresentação do guardanapo de maneira especial também faz toda a diferença na composição da mesa. Já os jogos americanos, além de funcionais, dão um toque especial à mesa sem muito esforço. Agora, flores ou somente folhagens no centro da mesa, fazem toda diferença. Não precisa ser aquele arranjo todo elaborado, mesmo porque, estamos falando de mesa para o dia a dia. Pegue aquele seu vasinho ou vasinhos que você já tem com flores, suculentas ou folhagens e use-os para deixar sua mesa ainda mais especial.

 
mesa posta simples 4
Uma mesa posta simples faz toda a diferença nas refeições do dia a dia

Pratos

Cada convidado utilizará, para a refeição, dois pratos: um para a entrada (que também pode ser substituído por um bowl ou outra coisa que sua imaginação mandar e a entrada exigir) e o prato raso. O prato raso deve sempre estar abaixo do da entrada, seguindo sempre a ordem do que é servido primeiro.

Talheres

No almoço e jantar, os talheres de servir são indispensáveis. Conchas, colheres de arroz, espátulas, etc. Um bom faqueiro inox é imprescindível na hora de servir. Talheres individuais devem ser posicionados para cada convidado (nunca os deixe no centro da mesa). Se for servida sobremesa após as refeições principais, é necessário adicionar talheres específicos.

Jarras, copos e taças

Utilize jarras de água e suco para servir. Elas dão um toque especial à mesa e são uma opção a mais para os seus convidados e familiares. Dê prioridade a taças em almoços e jantares. Utilize uma taça de vinho (mesmo ao servir sucos) e outra de água.

Posicionamento dos itens à mesa

Sousplat: se optar por este item, coloque-o sob o prato raso. Talheres de sobremesa: o garfo fica à esquerda, e a faca e colher, à direita. Daí, basta arrastá-los para o topo do prato (o garfo fica entre a faca e a colher). Taça de água: disponha a taça à direita e acima do prato, sempre à esquerda da taça de vinho. Taça de vinho: à direita e acima do prato, à direita da taça de água. Talheres: para a mesa posta simples, vale colocá-los dentro do guardanapo, mas sempre na ordem correta: garfo à esquerda, faca à direita, com a lâmina para dentro. Prato raso: embaixo do prato de entrada, seguindo a ordem em que é servido o almoço. Prato entrada: como ele é usado primeiro, deve estar em cima do prato raso. Caso a entrada seja um caldo, o prato será fundo ou um bowl. Acompanhe o blog Ao Redor da Mesa para mais posts sobre elegância e charme à mesa!

Deixe uma resposta