Hoje é dia de Torta de Limão!

Qualquer desculpa é válida pra fazer essa gostosura, né? Segue receitinha delícia!

INGREDIENTES MASSA
– 2 1/2 xícaras de farinha de trigo, mais extra para laminação
– 1 xícara de manteiga sem sal, gelada, cortada em cubos pequenos
– 1 colher de chá de sal
– 1 colher de chá de açúcar
– 6 a 8 colheres de sopa de água gelada


INGREDIENTES LEMON CURD
– 5 gemas grandes
– 6 colheres de sopa de amido de milho
– 1 1/3 xícara de açúcar
– 1/4 colher de chá de sal
– 1 1/2 xícaras de água
– 1/2 xícara de suco de limão siciliano
– 2 colheres de chá de casca de limão siciliano
– 2 colheres de sopa de manteiga

INGREDIENTES P/ MERENGUE
– 1 colher de sopa de amido de milho
– 1/3 xícara de água fria
– 1/4 colher de chá de creme tártaro
– 1/2 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar granulado branco
– 5 claras de ovos grandes (temperatura ambiente)
– 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

MASSA

Preaqueça o forno a 180°C.
Abra a massa em uma fôrma de torta e depois a cubra com uma folha de alumínio para que essa folha se estenda sobre as bordas. Após esse procedimento, preencha com pesos de torta ou feijão seco, dois terços da fôrma. Asse por 20 minutos.
Em seguida, remova o papel alumínio e os pesos da torta. Fure com um garfo o fundo da crosta em vários lugares. Isso ajudará a evitar que crie bolhas.
Coloque a crosta de volta no forno e asse por mais 15 minutos, ou até que a massa fique levemente dourada. Retire do forno e reserve.

LEMON CURD
Bata bem as gemas em uma tigela média e reserve.
Em uma panela de tamanho médio, adicione 6 colheres de sopa de amido de milho, 1 1/3 de xícara de açúcar, 1/4 de colher de chá de sal e 1 1/2 xícaras de água e misture bem. Deixe ferver em fogo médio, mexendo sempre. Deixe ferver por um minuto ou dois até a mistura começar a engrossar.
Uma vez que a mistura de amido de milho tenha engrossado bem (consistência de creme branco) retire do fogo. Pegue uma colherada da mistura de amido de milho e coloque-a nas gemas batidas para temperar as gemas. Continue batendo em colheradas da mistura de amido de milho até que você tenha usado cerca de metade da mistura de amido de milho. Em seguida, adicione a mistura de gema de ovo de volta à vasilha com o restante do amido de milho e misture tudo. Volte na panela e ferva, em fogo médio, mexendo sempre. Cozinhe por 3 a 4 minutos. (O amido impedirá que os ovos coagulem.)
Retire do fogo e misture o suco de limão, as raspas de limão e a manteiga.

MERENGUE
Prepare a mistura de amido de milho para ajudar a fortificar o merengue: em uma panela pequena, misture 1 colher de sopa de amido de milho e 1/3 xícara de água fria até que o amido de milho se dissolva. Aqueça em fogo médio e bata até que a mistura borbulhe e engrosse. Retire do fogo e reserve. Misture o açúcar e o cremor de tártaro: misture 1/2 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar e 1/4 colher de chá de cremor de tártaro, reserve. (Se você não tiver cremor de tártaro, adicione uma colher de chá de vinagre branco à clara de ovo com a baunilha na próxima etapa.)
Bata as claras, adicione o açúcar e o cremor de tártaro, adicione a mistura de amido de milho: Coloque as claras e 1/2 colher de chá de extrato de baunilha na tigela da batedeira. Comece batendo as claras em velocidade baixa e aumente gradualmente a velocidade para médio. Quando as claras estiverem firmes, acrescente lentamente o açúcar e o cremor de tártaro, uma colher de cada vez. Bata até as claras formarem picos moles.
Adicione a mistura de amido de milho (deve parecer um gel) uma colher de cada vez, enquanto você continua a bater as claras. Aumente a velocidade para alta e continue batendo até que as claras tenham formado picos duros. Não bata demais, ou seu merengue ficará granulado.
Encha o reservatório de torta com o recheio, cubra com o merengue: aqueça o recheio de limão novamente, até que esteja borbulhe. Coloque o recheio quente e fumegante na torta pré-cozida, espalhando-a uniformemente.
Trabalhando rapidamente, use uma espátula para espalhar a mistura de merengue uniformemente ao redor da borda da torta. Certifique-se de que a mistura se ligue à crosta sem folgas. A crosta ajudará a ancorar o merengue e evitará que ele encolha. Preencha o centro com mais mistura de merengue.Use as costas de uma colher para criar picos em todo o merengue.
Asse a torta por 20 minutos a 180°C, até que o merengue fique dourado.
Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente até a temperatura ambiente. Se a torta estiver até remotamente quente quando você cortá-la, a base de limão pode esfarelar ou quebrar.

Melhor comido no mesmo dia.

BOM APETITE!

Deixe uma resposta