Como preparar o churrasco perfeito

churrasco

Mais do que uma opção de almoço ou jantar, o churrasco é o evento social favorito da maioria dos brasileiros. Seja para um momento mais descontraído, com os amigos no domingo à tarde, seja em um evento mais formal, o churrasco é a opção mais acertada e que, provavelmente, vai agradar a maioria!

Confira, a seguir, truques para cada etapa de um churrasco perfeito!

Churrasco sem complicação

O churrasco perfeito demanda boa matemática, paciência, planejamento e sentidos apurados. Não pule os passos a seguir e garanta um churrasco memorável para sua família e amigos!

Não erre nas quantidades

Geralmente, o cálculo é de 500g de carne por adulto e 300g por criança ou adolescente. Capriche nos acompanhamentos, no pãozinho de alho, na linguiça e no frango, para que o churrasco renda e não falte churrasco para ninguém.

Use seus sentidos

Observar as melhores características da carne e selecionar a carne perfeita é um dos maiores segredos do churrasco suculento. Confira outras dicas para escolher a melhor carne para seu churrasco!

Verifique o aspecto da carne e, principalmente, a gordura. Ela tem que ser amarelada e límpida. Já a carne precisa estar macia e a coloração avermelhada. O odor, por sua vez, precisa ser fresco.

Não é apenas um corte

Um corte errado pode custar todo o churrasco e fazer a carne perder sua maciez. O corte precisa ser feito na direção das fibras.

Melhores carnes para o churrasco

Encabeçando a lista das carnes mais amadas para churrasco está a picanha. E esse amor se deve ao sabor e suculência. A picanha é tão querida que nem precisa de muito para o churrasco: a principal forma de preparo envolve apenas sal grosso.

Outras opções bovinas são a maminha, fraldinha, alcatra, contrafilé e costela. A costela de porco também é uma das opções preferidas para os amantes de carne de porco, seguida pelas linguiças.

churrasco 1
Aprenda como planejar e executar as etapas de um churrasco perfeito

Não erre no tempero da carne

O famoso sal grosso é o tempero preferido dos brasileiros para churrasco, porque ele acentua o sabor da carne como nenhum outro.

Mas alecrim, ervas aromáticas, alho e pimenta também formam uma pasta ideal para quem quer variar o tempero do churras de sempre. Basta bater no liquidificador meia cebola picada, dois dentes de alho, 2 colheres de alecrim, 100 ml de azeite e louro a gosto.

Vá despejando o azeite aos poucos, até obter uma pasta. Tempere com a pasta pouco antes de levar a carne à brasa.

Acendendo o fogo

Invista em acendedores como álcool sólido ou em gel no carvão. Evite colocar as carnes na grelha logo depois de acender o fogo, seja paciente. O ideal é deixar as brasas muito vermelhas até pôr as carnes para assar. Se for preciso, abane o fogo para espalhar as labaredas.

Um truque ideal para saber se o fogo está no ponto para receber as carnes é pôr a mão sobre a brasa e contar até cinco. Se concluir a contagem, a brasa estará no ponto.

Começar com as asas e linguiças é ideal, tanto para usá-las como aperitivo quanto para dar tempo até que a brasa esteja no ponto.

Truques para assar a carne

Para uma carne mais suculenta, é preciso seguir alguns passos. O primeiro é que ela não esteja nem tão fina, a ponto de tostar com facilidade e ressecar, nem tão grossa, a ponto de ficar muito crua por dentro.

Se desejar uma carne mais macia, evite furá-la com garfos ou espetos. O furo vai retirar da carne os sucos, deixando-a mais ressecada. Se for utilizar o espeto, espere que ele fique bem quente a ponto de tostar a carne por dentro enquanto a atravessa, a fim de evitar a perda desses sucos.

A selagem da carne é fundamental para que ela fique mais tostadinha por fora e mal passada por dentro. Assim, procure deixar a brasa bem quente e apenas deixar a carne amarronzada até virar do outro lado. Não furar a carne é fundamental para manter o suco, assim, prefira usar um pegador, em vez de garfos.

Faqueiro 101 pçs Aço Inox Berna c/ Estojo de Madeira

Dependendo do corte, vale a pena envolver em papel-alumínio ou celofane antes de assar, especialmente se a carne for ficar muito tempo na brasa.

Harmonize seu churrasco com uma bela cerveja artesanal e receitas especiais, como arroz à grega e saladas. 

Você tem algum truque especial para o churrasco perfeito? Deixe o seu nos comentários! Acompanhe mais ideias incríveis sobre a vida Ao Redor da Mesa e decoração para a sua casa em nosso site e redes sociais!

Deixe uma resposta