Alimentação saudável? Saiba como ter uma horta orgânica em casa

horta-organica-aoredordamesa

A rotina corrida da cidade grande faz com que, muitas vezes, não consigamos manter a alimentação que gostaríamos. Porém, ter alimentos fresquinhos e saudáveis pode ser mais fácil do que você pensa: através de uma horta orgânica.

São muitos os benefícios de se ter uma hortinha em casa. Além de você saber de onde está vindo seu alimento, mexer com plantas é relaxante e ajuda a deixar a casa mais bonita. Separamos os principais pontos para se considerar ao montar uma horta orgânica em casa. Confira!

Defina um espaço para o projeto

Para que uma horta orgânica se desenvolva da maneira correta, deve-se primeiro pensar no local onde ela será construída.

Independente de ser no quintal, varanda de casa ou dentro do apartamento, o local precisa ter bastante incidência de luz (entre 5 e 6 horas por dia), ser protegido contra o vento e ter fácil acesso.

No caso de espaços abertos, aconselha-se a instalação de telas, como as de sombrite, para a proteção de sol e vento em excesso. Você também pode optar por plantar arbustos e árvores para barrar essa ações climáticas.

Escolha onde será plantado a horta orgânica

Depois de escolher o local, o segundo passo é saber onde será instalada sua horta orgânica.

Se a plantação ocorrer direto no solo, é preciso entender como está o solo da região e tratá-lo adequadamente. Canteiros devem estar sustentados de alguma maneira. Você pode utilizar blocos, pneus ou outros materiais para evitar a erosão da terra nessas áreas.

Já as hortas orgânicas dentro de casa necessitam de vasos ou outros recipientes que sejam maleáveis e adaptáveis ao espaço escolhido. Entre as opções estão jardineiras, vasos, e até materiais inusitados como sapateiras (daquelas que parecem “bolsos”) e garrafas pet.

Prepare o solo adequadamente

A preparação adequada do solo é fundamental para o crescimento da sua horta orgânica. Ele precisa estar fértil e conter a densidade apropriada para a absorção dos nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantinhas.

Lembre-se também de conferir os tipos de hortaliças que você deseja na sua horta orgânica, já que algumas delas possuem necessidades próprias em sua fertilização.

A adubação também pode ser feita de forma orgânica.

Não se esqueça da manutenção e cuidados exigidos

Como qualquer outro tipo de planta, a horta orgânica também necessita de cuidados e manutenção diários.

O solo precisa ser sempre irrigado de acordo com as plantas escolhidas. Além disso, o espaço para elas crescerem de forma saudável deve ser previsto também, realizando a poda de acordo com a necessidade de cada hortaliça.

Pontos de poda, irrigação e outras manutenções necessárias, como já apontado no item acima, vão sempre variar de acordo com as espécies de plantas escolhidas para compor sua horta orgânica.

As ervas daninhas, muito comuns em hortas de canteiro, também devem ser controladas para que não haja competição na disputa por nutrientes entre as plantas. Em hortas orgânicas de apartamento ou dentro de casa, essas ervas são raramente vistas.

Ter uma horta orgânica em casa é ter um pedaço da natureza junto de você, tornando sua vida mais saudável de forma simples e garantindo uma procedência segura e muito mais gostosa para sua alimentação.

Quer saber mais sobre horta orgânica e o universo gastronômico? Siga-nos no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!