Abc da cozinha: conheça 5 termos gastronômicos para usar em casa

termos-gastronomicos-aoredordamesa

A gastronomia é cheia de truques e macetes que tornam o mais básicos dos ingredientes em pratos sofisticados e cheios de personalidade. A receita pode até ser segredo do chef, mas se eu te disser que muitas dessas técnicas podem ser feitas em casa de maneira simples?

Na cozinha, qualquer detalhe faz a diferença, por isso, separamos 5 termos gastronômicos que irão te ajudar a deixar seus pratos mais saborosos e rebuscados. Confira!

5 termos gastronômicos para usar em casa

Selar, branquear, reduzir…são muitos os termos gastronômicos utilizados pelos chefs e cozinheiros pelo mundo. Alguns deles pode ser até que você já tenha feito durante uma refeição, sem saber que estava, na verdade, utilizando a mesma técnica de profissionais. Confira abaixo e descubra!

Deglacear

Sabe aquele fundinho que fica na panela logo depois que cozinhamos alguma carne ou, até mesmo, algum legume? Em algum momento você já deve ter jogado um pouco de água com o intuito de aproveitar aquela parte.

De uma forma resumida, deglacear é o nome que damos ao ato de aproveitar o fundo de gordura ou crosta deixado pelos alimentos na panela. Geralmente, utiliza-se alguma bebida alcoólica ou algum caldo para desprender esse fundo.

O termo vem do francês déglacer, mesma língua de seu inventor,  Auguste Escoffier. A técnica é, geralmente, utilizada para dar cor e sabor no preparo de molhos e outros processos culinários.

Branquear

Branquear pode até não ser um dos termos gastronômicos mais famosos, mas, com toda certeza, é um dos mais saudáveis.

Branquear um alimento é mergulhá-lo em água fervente por alguns minutos (geralmente de 2 a 3) e depois colocá-los em uma bacia com água gelada ou/e com gelo. Esse procedimento faz com que haja um choque térmico no alimento, interrompendo o seu cozimento e, assim, garantindo que ele não perca nenhum nutriente e mantenha uma cor vibrante.

O branqueamento é essencial antes de congelar legumes e verduras. Mas pode ser utilizado em saladas, sopas, pratos frios e quentes para dar aspecto mais bonito, além de saudável.

Cortar à Julienne

Cortar é um processo necessário no preparo de quase todos os pratos. Porém, algumas formas de cortar otimizam o cozimento e até o tempo gasto no prato.

Julienne é um daqueles termos gastronômicos que muitas pessoas já praticam e apenas não conhecem a denominação. Realizar o corte à Julienne consiste em fatiar o alimento em tiras finas e regulares, como palitos.

O termo é francês e a técnica pode ser utilizada em alimentos para decorar, fritar, cozer no vapor, refogar ou cru.

Reduzir

Você já pegou alguma receita onde estava pedindo para reduzir algum ingrediente? Esse é um dos termos gastronômicos bastante utilizados para molhos.

Reduzir quer dizer diminuir a quantidade de um caldo ou molho no fogo baixo, deixando a tampa aberta para permitir a evaporação.

A redução de um molho cria textura e cremosidade para ele, como, por exemplo, molhos de tomate homemade.

Selar

Se você adora um filé, sabe que não tem nada melhor do que um bife com uma crosta crocante e molhadinho por dentro. Isso acontece quando selamos a carne.

Selar é a técnica que consiste em usar pouca gordura em uma panela bem quente, apenas para dourar a carne. Isso faz com que forme essa “casquinha” tão famosa, sem deixar de ser suculento.

Os termos gastronômicos são facilitadores da arte de cozinhar. Fique por dentro de todas as novidades do universo da gastronomia curtindo nossa página do Facebook!